FAREC  UNIP

Como acessar

Eventos

Clínica Escola comemora o São João com muita animação

O São João começou mais cedo na Clínica Escola de Fisioterapia do IPESU/FAREC. No dia 10 de junho de 2019, professores, funcionários, alunos e pacientes fizeram a festa na área de convivência da clínica, situada na Rua Pedro Bergamo, 300, Boa Viagem.

O arraiá contou com muita alegria, diversão, animação e claro, uma linda quadrilha improvisada. Quem foi ainda pode saborear uma diversidade de comidas típicas.

As festas juninas são comemoradas em todo o Brasil no decorrer do mês de Junho e celebram o São João. Música, vestes e decoração caipira também fazem parte do contexto. O objeto da festa foi promover a integração dos colaboradores e propiciar um momento agradável de descontração e de socialização dos funcionários com os pacientes.

Fotos Relacionadas

I Amostra Científica de Educação Física da Farec

Na noite do dia 10 de junho de 2019 foi realizado a I Amostra Científica De Educação Física da Farec, com o tema: Tensões e estratégias nos diversos espaços de intervenção. A Palestra foi voltada para alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da IES, possibilitando um momento acadêmico e de aprendizado com profissionais capacitados e atuantes no mercado de trabalho.

Contamos com a participação de três convidados especiais, Vitor Hugo preparador físico do Sport Clube do Recife, Professora Maísa Valéria e a Mestre Juliana Silva, abordando sobre a atuação do profissional de Educação Física nas Escolas e na Saúde Pública.

Fotos Relacionadas

Evento - Papo de Pedagogo: A inclusão em foco, Conversa com Pedagogo

A inclusão social foi o tema em discussão do evento que aconteceu no dia 28 de maio de 2019 no Bate papo com o pedagogo. A Conversa foi composta por Cristiane Pedrosa, Professora da Classe Hospitalar da Rede de Ensino do Recife, O Mestre de Capoeira Sabiá, Professor da Fundação Perroni, a Professora do Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal do Engenho do Meio, Jeyse Oliveira e Adilza Gomes, do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Porto Social. A abertura ficou por conta da professora e orientadora Priscila Angelina Silva da Costa Santos. Os palestrantes falaram sobre as barreiras a serem ultrapassadas, em relação a todos os tipos de deficiência. O bate papo trouxe aprendizados significativos a partir do diálogo e troca de experiências, ampliando o conhecimento não só dos alunos mas do público presente, acerca da inclusão.

O evento foi realizado pelos alunos de pedagogia, os quais ao longo desse período contaram com a disciplina Educação Inclusiva, que os inseriu no amplo debate acerca da inclusão no cenário educacional. Nesse sentido, com o intuito de ampliar ainda mais as reflexões, a Professora Maria Dalvaneide, coordenadora do curso, junto a professora Priscila Santos, buscaram organizar tudo com o intuito de agregar conhecimento através dos profissionais que atuam diretamente com educação inclusiva. Buscando, ainda, possibilitar a aprendizagem da organização de eventos, os estudantes foram distribuídos em comissões, resolvendo todas particularidades que viabilizam sua realização.

O evento ainda contou com uma exposição do fotografo Nicholas Filinkoski que tem como tema “A síndrome de Down pelo meu olhar” além da exposição e da confecção, feita por nossos alunos, de materiais usados com estudantes que apresentam deficiência.

Por fim, nossos convidados lembraram que a melhor forma de lidar com o deficiente é agir com naturalidade e inclui-los em todas as atividades.

Fotos Relacionadas

I Encontro Multiprofissional dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social

Queremos formar profissionais com ampla visão e inteirados da relevância do trabalho numa equipe multiprofissional.

Proporcionando aos alunos uma maior inserção com o mercado profissional, os coordenadores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social da FAREC realizaram, no dia 21 de maio de 2019, o I Encontro Multiprofissional dos cursos Que teve como tema Saúde Pública e Direitos Reprodutivos, Uma Visão Multiprofissional.

"Consideramos um tema atual e imprescindível a ser debatido no espaço acadêmico e entendemos que muitos dos nossos alunos, futuros profissionais, terão no sistema de saúde pública brasileiro, seu lócus de trabalho. Atuando na saúde pública, possivelmente irão se deparar com o tema da saúde reprodutiva." Explicou a Professora Raquel Aquino, coordenadora do Curso de Serviço Social FAREC.

O Evento contou com a palestra de Mariana Seabra, Enfermeira Sanitarista, que teve como título Saúde sexual e reprodutiva no contexto na política de saúde da mulher, "para falar sobre reprodutividade, é necessário falar sobre sexualidade, o homem tem uma educação sexual diferenciada" comentou Mariana.

Além da convidada especial, ainda aconteceram palestras de professoras da casa, a professora Priscila Diniz, coordenadora do curso de Enfermagem trouxe para os alunos uma palestra com o tema "Planejamento reprodutivo na saúde público", já a professora Silvia Dantas, do curso de Serviço Social, apresentou a temática Direitos reprodutivos e sexuais, "As políticas de saúde também envolvem como vão ser vistas as políticas reprodutivas do país", explicou Silvia.

"É importante que os discentes tenham uma visão multidisciplinar de um determinado tema. Importante também, que eles conheçam como outras profissões abordam e trabalham com esse tema. Diversos profissionais compõem o nosso sistema de saúde pública, dentre eles, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais." afirmou a professora Raquel, "Eventos como esse contribuem para a discussão de temas pertinentes à prática desses profissionais. “Queremos formar profissionais com ampla visão e inteirados da relevância do trabalho numa equipe multiprofissional.”, Concluiu ela.

No dia seguinte os acadêmicos apresentaram às professoras e colegas seus trabalhos de Avaliação Prática Supervisionada - APS.

Fotos Relacionadas

Palestra: Pilates e o Mercado de Trabalho

Na noite do dia 17 de maio de 2019, a coordenação do curso de Fisioterapia trouxe para os alunos da FAREC a palestra Pilates e o Mercado de trabalho, ministrada pela Fisioterapeuta Marielly Magliano, pós-graduada em Pilates.

Explorando conteúdo histórico e didático, misturando com experiências próprias, em sua palestra, Mari, como é conhecida, mostrou que dá pra ganhar dinheiro fazendo o que gosta, basta apenas saber investir tempo de estudo e paciência pra não desistir na primeira adversidade "Quando me formei trabalhei em um estúdio de pilates e cheguei a dar 100h/a pra me manter, fiquei até decidir que gostaria de ter meu espaço", contou ela que já passou muito perrengue na carreira,"quando comecei, eu trabalhava também atendendo em Goiana, pegava dez ônibus por dia, hoje tenho um espaço pensado com 4 estúdios e vários equipamentos", explicou.

O evento teve como anfitriã a professora Daniela Campos, "pudemos ver que existe mercado para o fisioterapeuta, porém, em cada esquina, hoje em dia, se encontra um estúdio de pilates, mas cabe a cada um buscar o aperfeiçoamento e um diferencial pra se destacar.", concluiu.

Fotos Relacionadas