FAREC  UNIP

Como acessar

Eventos

I Mostra Pedagógico Brasil Mostra Teus Valores

Pedagogia FAREC - I Mostra Pedagógico Brasil Mostra Teus Valores e Culminância Projeto de Extensão e Prática com Parceria do Instituto Shopping Recife

No dia 18 de dezembro de 2018, alunos do curso de Pedagogia da FAREC, sob a coordenação da Professora Dalvaneide Araújo, apresentaram a I Mostra Pedagógico Brasil Mostra Teus Valores. O evento teve como objetivo mostrar as habilidades e competências adquiridas durante a disciplina Relações Étnico Raciais, além de ser uma forma de avaliação para compor a nota da APS (Atividade Prática Supervisionada).

Um momento onde os alunos apresentarão trabalhos multidisciplinares, artísticos e uma exposição sobre a cultura, culinária, artesanato, danças e teatro, herdados dos povos que fazem parte da miscigenação que dá forma e valor a nossa identidade cultural brasileira. Fruto das atividades propostas da disciplina, sob orientação da professora: Daniela Araújo.

No mesmo dia, alunos do curso apresentaram no auditório um projeto interdisciplinar com linguagem e raciocínio lógico desenvolvido durante o semestre no Programa de Extensão da FAREC em parceria com o ISR (Instituto Shopping Recife), com a finalidade de desenvolver o aprendizado das crianças da comunidade através da música. Com o tema Aprendendo Cantando, os alunos de pedagogia e as próprias crianças, que tem faixa etária de 07 a 14 anos, construíram um musical que foi apresentado à comunidade acadêmica e familiar das crianças.

Um momento de celebração e valorização dos trabalhos propostos pela FAREC, através de seu corpo docente, e das conquistas e avanços significativos das turmas do curso de Pedagogia.

Fotos Relacionadas

Educação Física em Foco

No dia 01 de dezembro de 2018, alunos de Educação Física da FAREC participaram do ciclo de palestras com o tema: Abordagens e possibilidades diferenciadas para uma melhor intervenção Profissional. O evento foi voltado para a realização da Atividade Prática supervisionada (APS) do primeiro, segundo, terceiro e quarto períodos dos cursos de licenciatura e graduação plena em Educação Física. Tal atividade consistiu nas apresentações de trabalhos acadêmicos provenientes das disciplinas de Anatomia (1º e 2º períodos) e Fisiologia (3º e 4º períodos), orientados pelos professores responsáveis pelas mesmas, a fim de discutir as diversas possibilidades de apropriação do conhecimento científico. O Ciclo de Palestra teve como objetivo promover uma atividade com esse público e fazer com que eles conheçam mais sobre as áreas de atuação que os esperam. O coordenador do curso Professor Edil Albuquerque juntamente com os docentes Sara Gomes, Anderson Almeida, Claudio de Castro e Augusto Bonanneti trouxeram quatro profissionais renomados na área científica da Educação Física, com as seguintes palestras:

  • Perspectivas e os campos de atuação do profissional de Educação Física. (Prof. Me. Luiz Antonio Domingues Filho);
  • Mecanismos Fisiológicos e Aplicações do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (H.I.I.T.) da Saúde à Performance. (Prof. Rhennan Rodrigues Barbosa);
  • Exercício Físico e Diabetes: Intervenções Baseadas em Evidências. (Prof. Me. Jonathan Nícolas dos Santos Ribeiro);
  • Neurociência e Educação Física: Conhecimento potencializando resultados. (Prof. Dr. Iberê Caldas Souza Leão)
Fotos Relacionadas

I Festival de dança – Educação Física da FAREC

O I Festival de dança constitui avaliação prática, sendo pré-requisito para aprovação na disciplina Ritmo e Dança, ministrada pela Professora Sarah Abrahão Gomes.

Os alunos tiveram que construir coreografias com ritmos de relevância no contexto da dança, enquanto manifestação cultural e representação histórica no Brasil e no mundo. Na elaboração das coreografias foram considerados aspectos, pedagógicos, técnicos e artísticos. A avaliação das produções de cada grupo foi realizada pelos próprios alunos. Cada um com a sua ficha de avaliação coreográfica, pontuava cada critério: variações de formação, complexidade e intensidade da coreografia, sincronismo, exploração do espaço, originalidade e criatividade, assim, atribuindo uma nota geral à cada grupo apresentado. O Festival de dança foi antecedido de Seminário teórico sobre os ritmos apresentados e objetivou somar com a capacidade de produção científica, técnica e artística dos acadêmicos, entendendo a dança como importante ferramenta de educação, saúde e qualidade de vida para a sociedade.

Fotos Relacionadas

Grupo Sua Faculdade realiza Um Dia no Campus para alunos do Ensino Médio

Nessa reta final do ano letivo, a ansiedade e a dúvida são sentimentos que tomam conta do aluno do ensino médio, afinal ele passa o ano inteiro escolhendo a sua carreira, o caminho para o futuro. Com o intuito de auxiliar o estudante nesta grande responsabilidade, o grupo Sua Faculdade realizou no dia 23 de outubro de 2018, um dia no campus.

O evento contou com a participação de sete escolas e teve como finalidade promover momentos de conhecimentos sobre as profissões para as quais os alunos desejam seguir, foi preparada uma programação ampla para vivenciarem o trabalho desenvolvido por cada curso, além de demonstrar toda a estrutura física que oferecemos.

Através da educação temos a capacidade de juntos, contribuirmos para um mundo mais justo, igualitário e fraterno, a fim de promover a educação como igualdade de oportunidades para todos. Baseado nesse principio toda a nossa equipe de direção, coordenadores, professores e funcionários, estiveram envolvidos no evento a fim de, prepará-lo da melhor forma para receberem em nossa instituição os alunos e professores de cada escola.

Fotos Relacionadas

I Copa Intercursos Saúde e Lazer de Futsal - IPESU/FAREC

Com o objetivo de promover uma atividade que integrasse os alunos do IPESU, FAREC e UNIP, estudantes dos 3º e 4º períodos do curso de Educação Física, em parceria com o Coordenador do curso, Professor Edil de Albuquerque, realizaram a I Copa Intercursos Saúde e Lazer de Futsal - IPESU/FAREC.

O Evento aconteceu no dia 10 de novembro no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e contou também com a participação de alunos do 8º período de Fisioterapia IPESU, comandados pela professora Carla Daher, realizando atividades de Fisioterapia Esportiva e de recuperação dos atletas, além do apoio dos professores de Educação Física da Farec, Professor Anderson Henrique, Professor Augusto Bonnaneti - Sorriso e a Professora Sarah Abrahão.

"Os alunos se empenharam nesse último mês, conseguindo premiação e ambulância para eventualidades. Divulgaram o evento nas redes Sociais, distribuíram panfletos e foram em todas as salas explicar a realização.", explicou o professor Edil, "O objetivo principal foi a interação e socialização entre os discentes das unidades através da prática esportiva." concluiu.

O Torneio iniciou com um delicioso e nutritivo café da manha para as equipes e todos os envolvidos, contou com a participação de times formados por alunos dos cursos de Direito e Farmácia do IPESU, Educação Física FAREC, Educação Física Unip e de Funcionários do IPESU-FAREC. A final foi disputada pelos times dos cursos de Educação Física e teve como campeão o time dos alunos da FAREC, a equipe do Curso de Farmácia IPESU ficou com o terceiro lugar, finalizando assim as três equipes premiadas, Funcionários IPESU-FAREC e Direito IPESU foram 4º e 5º lugares, respectivamente.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos participam de palestra ministrada pelo presidente da Assobrafir

Alunos do curso de Fisioterapia da FAREC e IPESU participaram de uma palestra realizada no dia 05 de novembro de 2018, com o tema “Influência da Mobilização Precoce no Desmame da Ventilação Mecânica”. O tema foi abordado pelo Dr. Flavio Maciel, que é Fisioterapeuta graduado pela UFPE, Especialista Profissional em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR/COFFITO, Pós-graduado em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Redentor (RJ), Mestre em Ciências Biológicas pela UFPE, Doutorando em Ciências da Saúde pela UPE.

Além de ser Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), Presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco e Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (CREFITO-1). Pesquisador com experiência nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulta, Organizador do PROFISIO - Programa de Atualização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pesquisador do Laboratório do Sono e Coração do PROCAPE, revisor do periódico ASSOBRAFIR Ciência.

Segundo o palestrante, a mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada, reduzindo a incidência de complicações pulmonares, acelerando a recuperação e diminuindo a duração da ventilação mecânica(VM).

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Estatuto da Igualdade Racial, Capoeira e Práticas Educacionais

Alunos de Pedagogia assistem à palestra sobre Estatuto da Igualdade Racial, Capoeira e Práticas Educacionais.

JO evento ocorreu no dia 29 de Outubro de 2018 no IPESU e contou com a participação do Dr. Henrique Gerson Kohl, professor da UFPE, chefe do departamento de educação física e coordenador do projeto de extensão cujo tema capoeira e educação, o professor explanou sobre o estatuto que é um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam a coibir a discriminação racial e a estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais.

Com base no Estatuto da Igualdade Racial é possível exigir do Estado a cultura afro-brasileira vista, sentida e experimentada não somente nas práticas religiosas, música ou alimentação. Luta-se pela cultura do negro inserida nas escolas, no mercado de trabalho, nas universidades, pois o negro faz parte do povo brasileiro. Cultivar as raízes da nossa formação histórica evidentes na diversificação da composição étnica do povo é o caminho mais seguro para garantirmos a afirmação de nossa identidade nacional e preservarmos os valores culturais que conferem autenticidade e singularidade ao nosso pais.

Sendo assim, é de extrema importância a inclusão desse esporte nas escolas afim dele ser um agente capitalizador sócio educacional para a mudança de alunos que vivem á margem da marginalização. Outro ponto que vem sendo discutindo a respeito do tema é a inclusão de mulheres na capoeira, essa compreensão de luta tem se tornado cada vez mais assídua entre as mulheres para defender seus espaços. Sobretudo na capoeira, que, durante muito tempo, foi predominantemente masculino.

Fotos Relacionadas

Jornada de Fisioterapia reúne estudantes e profissionais da área no IPESU/FAREC

As Coordenadoras de Fisioterapia do Grupo Sua Faculdade Elaine Wanderley e Anna Paula Chagas, organizaram no dia 19 de Outubro de 2018, a I JornaFisio que contou com a participação dos graduandos do curso do IPESU e da FAREC. A Jornada Cientifica de Fisioterapia teve como objetivo fornecer informações sobre a atuação da Fisioterapia nas áreas abordadas, de forma a estimular o aprofundamento dos conhecimentos dos acadêmicos, contribuindo para a formação técnico-científica dos mesmos.

O evento reuniu estudantes, professores e profissionais para debater temas relacionados à carreira do fisioterapeuta e as especialidades da área, afim de, promover novas perspectivas para os alunos; evidenciar a importância da ética profissional na atuação; e fornecer conhecimentos básicos sobre a prática da Fisioterapia baseada em evidências.

Pela manhã houve Minicursos que abordaram os seguintes temas: Osteopatia Estrutural, Fisioterapia Obstétrica, Mobilização Visceral, Fisioterapia respiratória no cuidado em neonatologia e pediatria, Reflexologia podal, Microagulhamento, Sistema Roller, Acupuntura para o tratamento da dor e Pilates. Durante a noite, os alunos participaram de palestras que abordaram o Uso da prática mental nas disfunções neurológicas, Raciocínio Clínico na Fisioterapia Traumato Ortopédica e Fisioterapia Respiratória.

Fotos Relacionadas

Debate sobre a Redução da Maioridade Penal

Os graduandos de direito da FAREC participaram no dia 19 de Outubro de 2018, do debate sobre a redução da maioridade penal. Organizado pela professora Thaciana Galba, a mesa foi composta pela Doutora em Direito Monica Gomes e o Mestre em Direito Diego Lemos, ambos defenderam seus pontos de vista sobre o assunto abordado, além deles contamos com a presença do mediador e Mestre em Direito Romero Vieira.

Apesar de ser um tema polêmico é muito importante a sua abordagem, pois serve para esclarecer as dúvidas a respeito do assunto. Durante o debate, os alunos puderam interagir com os palestrantes, questionando acerca do assunto discutido além de manifestarem suas opiniões.

Fotos Relacionadas

Alunos de Serviço Social apresentam Projeto de Pesquisa na APS

No dia 18 de outubro de 2018, ocorreram no campus FAREC Boa Vista, as APS do curso de Serviço Social. As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas por discentes. Essas atividades são previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e constituem parte da carga horária das disciplinas além de promover a construção do conhecimento de forma compartilhada entre os acadêmicos.

Os alunos abordaram temas pertinentes aos Direito Humanos em seus projetos de pesquisa. Foram abordados os seguintes temas: a defesa e o reconhecimento da atividade de trabalho das prostitutas brasileiras e a intervenção do serviço social, violência obstétrica na saúde da mulher, HIV/AIDS na terceira idade: a contribuição do serviço social com a equipe multidisciplinar do NASF e violência contra a mulher / feminicídio. A apresentação dos artigos foi acompanhada pelos professores Fernando Barros e Sílvia Dantas, que ao final das apresentações explanaram suas considerações acerca de cada tema abordado.

Fotos Relacionadas

Alunos de Serviço Social apresentam artigos na APS

No dia 17 de outubro de 2018, ocorreram no campus FAREC Boa Vista, as APS do curso de Serviço Social. As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas por discentes. Essas atividades são previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e constituem parte da carga horária das disciplinas às quais se vinculam, e podem ser realizadas através de: estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, produção de artigos como foi o caso dos alunos de serviço social entre outros.

Os alunos do curso trouxeram em seus projetos de pesquisa para suas defesas, temas pertinentes aos Direito Humanos. Foram abordados os seguintes temas: quando a periferia não é apenas uma palavra: a exclusão social de adolescentes no contexto da cidade do Recife, criminalidade na adolescência, raça e desigualdade na sociedade de classe no Brasil, saúde da mulher em situação de prisão. A apresentação dos artigos foi acompanhada pelos professores Fernando Barros e Cleide Rodrigues que ao final das apresentações explanaram suas considerações acerca de cada tema abordado.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Direitos Humanos e a Crítica à Reforma Neoliberal

O Campus da Farec na Boa Vista, recebeu no 16 de outubro de 2018 a presença do Dr. David Cavalcante. Ele que é Doutor em Serviço Social, Mestre em Ciência Polícia, Graduado em Ciências Sociais e Bacharel em Direito, ministrou aos estudantes a palestra “Direitos Humanos e a Crítica á Reforma Neoliberal”. O profissional foi convidado pela Professora do Curso de Serviço Social, Silvia Dantas, que promoveu a iniciativa visando a enriquecer a formação cidadã dos alunos, como também, ampliar os conhecimentos acerca de temas presentes nas discussões atuais do nosso país.

A fala dele contemplou desde o reconhecimento dos direitos humanos em prol de uma sociedade igualitária, passando pela afirmação desses direitos e chegando à constante luta contra a violência secular praticada em desfavor das minorias. E também a evolução do conceito dos direitos humanos na sociedade moderna e suas implicações com o neoliberalismo. 

Fotos Relacionadas

Egressa de Contábeis é agraciada com medalha do CRC-PE

No dia 22 de setembro de 2018, o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, CRC-PE, realizou um evento em comemoração ao dia do contador. O evento promove o conhecimento e o encontro de grandes profissionais da contabilidade pernambucana, além de valorizar estudantes que se destacam da área contábil sendo então agraciados através da entrega da Medalha de Mérito São Mateus.

Na ocasião foi realizada uma palestra que abordou o tema "A educação como fator prioritário para o desenvolvimento econômico", ministrada pelo professor doutor Amaro Henrique Pessoa Lins. O presidente do CRCPE, o contador José Campos, ressaltou que ver os estudantes ali é renovador, pois a medalha São Mateus é um estímulo a toda a classe estudantil de Pernambuco, para que os estudantes busquem sempre o conhecimento a fim de termos profissionais cada vez melhores no futuro.

Uma das pessoas homenageadas foi a Egressa da FAREC, Juliana Carla de Oliveira Silva Albuquerque. A mesma recebeu medalha de mérito do patrono da contabilidade, São Mateus, por possui excelência no curso de Ciências Contábeis. Com muita alegria e entusiasmo nosso corpo docente parabeniza nossa querida aluna por mais uma conquista em sua brilhante carreira profissional.

Fotos Relacionadas

Alunos de enfermagem da FAREC realizaram ação em ONG

Alunos do 5° e 6° período de enfermagem realizaram no dia 21 de setembro de 2018, uma ação na ONG Afadequipe, que atende os usuários e dependentes químicos, que estejam encarcerados no Aníbal Bruno, e seus respectivos familiares  oferecendo atenção à saúde visando à redução de danos e melhoria na qualidade de vida, e através de realização de atendimento  multidisciplinar visando á prevenção ao uso de drogas.

Os alunos executaram atividade de atenção à promoção e prevenção a saúde, por meio de aferição de pressão arterial, coleta de HGT, realização de curativos, medicações e tipagem sanguínea.

Fotos Relacionadas

Alunos de pedagogia participam de oficina sobre o cuidar de si na docência

O curso de Pedagogia da FAREC promoveu no dia 19 de setembro de 2018, uma oficina sobre o cuidar de si na docência. Organizado pela Professora Dalvadeide Oliveira, e conduzida pela palestrante Auta Azevedo, à atividade aconteceu no auditório do campus afogados. A ideia foi construir um espaço vivencial que proporcione o cuidado de si a partir de estratégias de autoconhecimento, assim como oportunizar a abertura para o outro possibilitando o aprofundamento da ética e da saúde emocional.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Dalvadeide Oliveira, “Espera-se que através da auto reflexão, na busca do bem estar, os participantes também elabore atividades interdisciplinares que possam ser vivenciadas com os alunos na sua prática escolar, tendo como instrumento norteador as práticas do cuidado de si. Ousamos ainda, criar uma rede de multiplicadores que buscam o autoconhecimento, conhecimento do outro e projeção no seu tempo e espaço.”, disse ela.

Fotos Relacionadas

Palestras sobre carreiras Juridicas

No intuito de auxiliar seus acadêmicos a decidirem o futuro de suas vidas profissionais, o curso de Direito da FAREC realizou no dia 22 de agosto, em comemoração ao Dia do Advogado Palestras sobre Carreiras Jurídicas, que ocorreu no auditório do Recife Praia Hotel.

Para esclarecer as dúvidas dos acadêmicos, os profissionais apresentaram as carreiras que optaram por trilhar, expondo as oportunidades e os desafios de cada atividade. O evento foi organizado pela Professora Thaciana Galba, para ela, “é de suma importância que os alunos possam tirar suas dúvidas com profissionais destacados e conhecer as possibilidades que os aguardam assim que concluírem o curso de Direito”.

Fotos Relacionadas

Direitos humanos e população carcerária são temas discutidos com os alunos de Serviço Social da FAREC

A Coordenadora do Curso de Serviço Social da FAREC promoveu, no dia 17 de setembro, para os acadêmicos do curso, uma palestra que abordou os temas: direitos humanos e população carcerária, ambos ministrados por Edna Jatobá.
A palestrante abordou a temática com o objetivo de apresentar conceitos, evolução histórica e fundamentos jurídico-políticos dos direitos humanos, destacando sua importância na agenda atual do mundo e enfrentando os preconceitos que o envolvem.
O evento é uma excelente oportunidade para os alunos, pois promove a discussão sobre questões fundamentais na carreira de um assistente social. Discutir sobre as políticas públicas, sobre a diversidade social e, acima de tudo, sobre os direitos humanos, é importante para quem vai lidar diariamente com essas questões no mercado de trabalho. Além do mais, esse é o momento para trocar experiências e ideias, desenvolver o que foi aprendido em sala de aula e estimular o pensamento crítico.

Fotos Relacionadas

FAREC recepciona calouros e veteranos 2018.2

A FAREC começou o semestre letivo com todo o gás. No dia 02 de agosto de 2018, foi o dia de receber na instituição os veteranos, já os novatos chegaram no dia 07 de agosto de 2018. Ambos foram recepcionados por nossa equipe de profissionais que estavam á espera de todos. No dia que os novatos iniciaram foi organizado o projeto boas vindas que contemplou a volta dos veteranos e a chegada de todos que estão ingressando na IES, os alunos desfrutaram de um ambiente com música e degustação de pipoca e algodão doce, além de um lounge para fotos.

A Farec deseja a todos as boas vindas e um bom semestre letivo.

Fotos Relacionadas

Sua Faculdade na torcida pela Seleção Brasileira

E mais uma vez nossa seleção entrou em campo na Rússia, e aqui funcionários e gestores lotaram nossos locais de concentração para acompanhar a partida bem de perto. Segundo a Diretora das unidades IPESU, FAREC, IESP e IESO, Professora Ana Paula Bandeira de Melo "bom ver a união e integração da equipe!". Ela, ainda parabenizou as coordenadoras de cada unidade pela organização e por proporcionar aos funcionários do grupo esse momento de integração.

Antes do jogo Sérvia x Brasil, um lanche garantiu a energia da torcida. Os gols de Paulinho e Thiago Silva garantiram a vaga da nossa Seleção nas oitavas de final, mas segurar a emoção não foi fácil. Foram 90 minutos de tensão e expectativa, regados à pipoca, refrigerante e salgadinhos, onde não deu para segurar os gritos da vitória e de cada lance.

Fotos Relacionadas

IV Semana de enfermagem

Nos dias 18 e 19 de maio de 2018, aconteceu no IPESU Afogados a IV Semana da Enfermagem, trazendo como o tema principal o Empoderamento da Enfermagem. Para abrir o ciclo de palestras tivemos a presença do Dr. Mykael Santos apresentando o tema Enfermagem e Estética e do Dr. Mailton Albuquerque explicando como construir uma carreira de sucesso utilizando as ferramentas de Coaching.  Foram realizadas também Minicursos de atendimento hospitalar, Parto humanizado, segurança e eficácia de medicamentos genéricos e similares, entre outros.

O evento foi voltado para os alunos do IPESU, da FAREC e do IESO e organizado pelas coordenadoras professoras Cláudia Spíndola, Elisabeth Cruz e Priscila Diniz. As palestras serviram para aprofundar o conhecimento acadêmico dos nossos alunos.

Fotos Relacionadas

Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio de 2018, foi realizada uma palestra em comemoração ao dia do/a Assistente Social. Os alunos de Serviço Social puderam aprender e trocar experiência com a Drª Pollyanna Pimentel e a Prof.ª Raquel Aquino, coordenadora do curso.

Fotos Relacionadas

XI Seminário temático de serviço social

O XI Seminário Temático sobre práticas supervisionadas do curso de Serviço Social ocorreu entre os dias 9,10 e 11 de maio de 2018, e abordou: o declínio do pacto nacional, a reclusão do estado na economia e a precarização das políticas sociais.

O primeiro dia foi marcado por uma mesa redonda que contou com a presença da coordenadora do curso Professora Raquel Aquino e o Professor Fernando Duarte, juntos eles abordaram o que englobava o tema do seminário. No segundo e terceiro dia dando continuidade houveram apresentações dos artigos desenvolvidos pelos alunos do curso com temas que faziam alusão ao tema do evento.

Fotos Relacionadas

Alunos de fisioterapia praticaram primeiros socorros

Nos dias 24 e 25 de abril de 2018, os alunos do curso de Fisioterapia participaram da aula prática sobre primeiros socorros. A aula contou com a participação do Fisioterapeuta e Sargento do Corpo de Bombeiros Samuel Luiz, que demonstrou aos alunos as técnicas de imobilização de membros superiores e inferiores.

O treinamento foi dividido em dois momentos, primeiro foi realizada a apresentação teórica da atividade com conceitos básicos sobre como reconhecer uma emergência, reconhecer o ambiente, quando chamar o resgate, e avaliação primária, que seria examinar rapidamente a vítima obedecendo a uma sequência padronizada, corrigindo imediatamente todos os problemas encontrados, como a manutenção dos sinais vitais (pulsação, respiração e temperatura).

O segundo momento desenvolveu a prática, envolvendo os alunos com casos clínicos e procedimentos como análise das vias aéreas, com controle de coluna cervical (colar cervical), respiração, circulação e alterações neurológicas.

Fotos Relacionadas

Autismo e educação inclusiva

Nossos alunos do curso de Pedagogia da FAREC participaram de uma palestra que ocorreu no dia 06 de abril de 2018, a qual discutiu a questão do autismo em relação a uma educação mais inclusiva.  O evento teve como objetivo abordar o desafio que enfrentamos, hoje, em propiciar oportunidades de se constituir como uma sociedade mais justa, mais integrada, mais cidadã. Além de garantir nas escolas regulares um atendimento que lhes permita uma vida feliz e autônoma.

O tema amplia-se para analisar que muitos educadores pouco conhecem sobre o autismo, não sabendo lidar com as situações presentes para incluir o aluno, muitos até sentem dificuldades, mesmo buscando métodos pedagógicos para lidar com as situações.

Fotos Relacionadas

Capacitação para elaboração do imposto de renda

Nossos alunos de Ciências Contábeis da FAREC tiveram um curso no dia 24 de março de 2018, voltado para a elaboração do Imposto de Renda. A declaração do Imposto de Renda 2018 tem novidades em relação aos anos anteriores. Uma delas é que a Receita Federal vai pedir mais informações sobre os bens dos contribuintes. Entretanto, o preenchimento desses dados não será obrigatório.

A aula foi ministrada pela professora e contadora, Maristela Moura.

Fotos Relacionadas

Farec celebra o dia da mulher no campus

No dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2018, nossas alunas e colaboradoras foram homenageadas com flores, pirulitos e mensagem, para lembrar o quão especial elas são, independente do ambiente que estejam.

Fotos Relacionadas

Sua Faculdade realiza colação de grau unificada

Um dos momentos mais aguardados para quem ingressa numa graduação é a Colação de Grau. Receber após o termino do curso em mãos o diploma é um grande presente para os acadêmicos, a cerimônia marca o fim da etapa dos estudos e o início da carreira profissional. Para os estudantes das nossas unidades IPESU, FAREC, IESO e IESP, esse sonho se concretizou no dia 21 de março de 2018, na colação de Grau Unificada. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e foi voltada para formandos e convidados.

Colaram grau alunos dos cursos de: Rede de Computadores, Serviço Social, Direito, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Enfermagem, juntos vivenciaram o momento mais importante de sua vida acadêmica.

Fotos Relacionadas

Calouros e veteranos iniciam ás aulas do semestre 2018.1

Após meses de férias, mais um ano letivo se iniciou em 06 de fevereiro de 2018 nas unidades. Certamente os sentidos são diversos, para uns, a volta às aulas traz um frio na barriga ante a expectativa de enfrentar o novo, o diferente; para outros, uma ansiedade por começar logo, uma animação de reencontrar amigos, de voltar ao ambiente educacional e de aprender coisas novas. Sem dúvidas, o primeiro dia de aula é um dia diferente no campus, tem cheiro, gosto, barulho e movimento de novidade. Ainda que nem tudo seja novo, professores, colegas, cadernos, livros, grande curricular do curso, há um clima que mobiliza e favorece a vontade de aprender e de descobrir coisas novas.

Por isso, é um dos momentos mais importantes do ano letivo e que demanda todo o apoio de docentes e funcionários da instituição. Para alguns alunos a rotina universitária ainda é novidade e por isso as unidades prepararam atividades especiais para as boas vindas dos novos acadêmicos que ocorreu 20 de fevereiro em todas as unidades. Nossa equipe recebeu os novos alunos dos cursos com muita alegria, entusiasmo e chocolates.

Fotos Relacionadas

Encontro de formação pedagógica

Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2018, os coordenadores e docentes da instituição se reuniram para analisar resultados do ano passado e planejar metas para 2018. O encontro é uma oportunidade que os gestores têm para refletir sobre as mudanças na educação e aprimorar o aprendizado dos alunos. Eles se empenham para aplicar novas métricas de ensino afim de preparar bem nossos alunos durante o tempo de sua graduação para o mercado de trabalho.

Todos os educadores da instituição estão motivados para que o ano tenha bons resultados. Enquanto nossos alunos ainda estão de férias, eles continuam pensando no futuro de cada um. Todas as ações realizadas e tomadas, têm por objetivo principal a execução de um bom planejamento didático para o início deste primeiro semestre escolar em 2018.

Fotos Relacionadas

V Júri Simulado

No dia 10 de maio de 2018, aconteceu o V Júri Simulado, realizado com a participação dos nossos alunos do curso de Direito. O evento foi organizado pela Coordenada do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), Prof.ª Thaciana Galba e teve como objetivo promover uma troca de experiências entre os estudantes fomentando o Protagonismo dos acadêmicos do curso por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e trabalho em equipe, por meio de discussão desses temas.

Fotos Relacionadas

X Seminário Temático Sobre Práticas Supervisionadas

Evento de Serviço Social

Temas: Gênero e Questão Social: Continuidades e Descontinuidades e Família, um Problema Metodológico.

Fotos Relacionadas

1º dia de aula Turma 2017/2 - Serviço Social

No primeiro dia de aula os alunos do curso de Serviço Social da FAREC, foram recebidos com uma palestra apresentada por três casos de sucessos de alunos egressos do nosso curso.

Os calouros puderam ver a atuação de nossos ex-alunos no mercado de trabalho, e tiraram dúvidas sobre as oportunidades e atuação do profissional de Serviço Social no contexto atual.

Fotos Relacionadas

Evento realizado pela UMA com participação da FAREC

Evento para crianças com Microcefalia.

Fotos Relacionadas

Aluno Excelência em Ciências Contábeis CRC-PE

O aluno Rodolfo Azevedo, do curso de Ciências Contábeis, recebeu premiação no dia 22 de setembro de 2016, Hotel Nobile em Boa Viagem, Medalha São Mateus (patrono da Contabilidade) por ser aluno Excelência da FAREC. 

Nesse evento comemoramos também junto aos representantes do Conselho de Contabilidade do Estado de Pernambuco o Dia do Contador.

Fotos Relacionadas

Dia do Advogado


Fotos Relacionadas

Semana do Contabilista

Fotos Relacionadas

Palestra - Prerrogativas do Advogado

Confira as fotos da palestra realizada no dia 11 de agosto de 2014.

Fotos Relacionadas