A coordenadora Priscila Dinis, Raquel de Aquino e Anna Paula Chagas realizaram na última terça-feira, 22 de outubro de 2019 um evento voltado aos alunos dos cursos de Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia da Farec.
O evento abordou temas atuais e relevantes da prática profissional multidisciplinar em políticas públicas relacionadas e violência urbana. No 1° dia tivemos a presença do Professor, Glieldson Alves (Sociólogo - UFPE) palestrando sobre o tema “Violência Urbana e Políticas Públicas.” Nos dias 23 e 24/10 os alunos dos cursos participantes apresentaram Atividades de Práticas Supervisionadas (APS) relacionado ao tema abordado.
Os alunos se interaram ainda mais nas informações sobre a atuação do seu curso nas áreas abordadas contribuindo para a formação técnica científica dos mesmos.​
As Coordenadoras de Fisioterapia do Grupo Sua Faculdade Elaine Wanderley e Anna Paula Chagas, organizaram no dia 16 de Outubro de 2019, a II JornaFisio que contou com a participação dos graduandos do curso do IPESU e da FAREC. A Jornada Cientifica de Fisioterapia teve como objetivo fornecer informações sobre a atuação da Fisioterapia nas áreas abordadas, de forma a estimular o aprofundamento dos conhecimentos dos acadêmicos, contribuindo para a formação técnico-científica dos mesmos.
O evento reuniu estudantes, professores e profissionais para debater temas relacionados à carreira do fisioterapeuta e as especialidades da área, afim de, promover novas perspectivas para os alunos; evidenciar a importância da ética profissional na atuação; e fornecer conhecimentos básicos sobre a prática da Fisioterapia baseada em evidências.
Pela manhã houve Minicursos que abordaram os seguintes temas: Reflexologia, Pilates e Drenagem Linfática. No período da tarde tivemos: Oficina de Suporte Pediátrico, Palestra de Fisioterapia Respiratória e Estratégia para o profissional de Alta Performance. Durante a noite, os alunos participaram de palestras que abordaram Fisioterapia da Criança, Empreendedorismo e o Marketing e os Desafios da Fisioterapia na Terapia Intensiva.
Dia dos Professores é comemorado no dia 15 de outubro e nossos Coordenadores e Professores não poderiam ficar de fora da homenagem e agradecimento por tanta dedicação, afinal, transmitir conhecimento não é apenas falar o que sabe, mas inspirar novas atitudes! E para parabenizar este momento foram entregues lembranças exaltando o prestígios que é tê-los conosco. O IPESU/FAREC agradece a todos os mestres que fazem parte do nosso time.
No dia 11 de Outubro de 2019, a Coordenadora do Curso de Direito Mônica Gomes e a Professora Thaciana Galba realizaram mais um evento para os alunos da FAREC. A palestra “Direito e Tecnologia” foi ministrado pelo Juiz de Direito e Titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Jaboatão dos Guararapes José Faustino Ferreira, a Doutoranda em Processo e Jurisdição Constitucional pela UFPE Anna Priscylla, a Doutora em Direito pela UFPE Rosalina Freitas M. de Sousa e Dalton Teodoro, aluno da FAREC e aprovado na OAB. O evento buscou desenvolver a capacidade dos alunos de Direito, tanto no âmbito acadêmico e as principais dúvidas sobre o tema.
Alunos de Fisioterapia IPESU/FAREC realizam ação na 2 Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes
No último dia 06 de outubro de 2019 estudantes de Fisioterapia do IPESU e FAREC realizaram uma ação de Fisioterapia Esportiva, aplicando técnicas de RECOVERY nos corredores na segunda edição da Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes. O evento que ocorreu na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi organizado Força Aérea Brasileira.
Nossos alunos estavam sob a supervisão técnica da professora Elaine Lima Wanderley, Coordenadora do Curso de Fisioterapia do IPESU e as professoras Raquel Siebra e Renata Soraya, contamos ainda com a presença da Professora Ana Paula Valença - Diretora Acadêmica do IPESU/FAREC.​
A aluna de Direito da FAREC, Giselle Roque Santiago, conseguiu a nota 9.9 no XXIX exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de acordo com ela, toda a estrutura de ensino da faculdade facilitou a chegada nesse resultado.
A Professora Ana Paula Valença, Diretora da FAREC/IPESU, com muito orgulho, cumprimenta e parabeniza a aluna pelo empenho e dedicação, bem como todos os professores do curso que auxiliam nossos discentes a alcançarem cada dia mais seus sonhos.
O curso de Serviço Social da FAREC realizou no dia 26 de Setembro de 2019 reunião com assistentes sociais, supervisoras de campo de estágio dos alunos do 5° e 6° períodos.
A reunião que foi organizada pelas professoras Raquel Aquino (coordenadora do curso) e Cleide Rodrigues (supervisora acadêmica de estágio) contou com participação das assistentes sociais dos Hospitais da Restauração e Ulysses Pernambucano, da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), do Centro de Reabilitação e valorização da criança (CERVAC) e do Exército da Salvação. Durante a reunião foi discutida a importância da prática de estágio, seus desdobramentos na vida acadêmica dos alunos, bem como no campo profissional das referidas profissionais.
O Futuro dos negócios das academias e do profissional de Educação Física foi o tema da palestra que ocorreu no Auditório da FAREC/IPESU no dia 21 de setembro de 2019.
O professor Waldyr Soares, fundador e presidente da Fitness Brasil nos proporcionou uma manhã de muito conhecimento e troca de experiências.
O evento foi organizado pelo CREF12/PE(Conselho Regional de Educação Física) e contou com a presença da comissão que integra o conselho, um deles o Coordenador do curso de Educação Física da FAREC, professor Anderson Almeida.
Realizado na Escola de Magistratura de Pernambuco, os alunos Adílio Vasconcelos, Carlos Martins e Mayara Oliveira, representaram a FAREC no evento que teve início no dia 22 de agosto de 2019, eles fizeram parte do bloco de faculdades que defenderam os acusados em casos propostos pela organização, no dia 19 de setembro eles passaram por mais uma fase, no dia 20 de setembro eles participaram da seminifinal e, no mesmo dia, da final, contra faculdades concorrentes. Com as melhores notas dadas pelos jurados, nossos alunos se saíram melhor e vão representar o Estado de Pernambuco no II Concurso Nacional de Júri, em Brasília.
Os alunos foram orientados pela Coordenadora do curso de Direito da FAREC, professora Mônica Gomes e pela Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas FAREC, Professora Thaciana Galba e também contaram com o apoio da Professora Sabrina Rocha.
No dia 19 de setembro de 2019 foi realizado o Júri Simulado que é organizado pela comissão da OAB-ESA PE que ocorre anualmente, sendo facultativa a participação, porém representando um grande espaço de aprendizagem para os alunos que se disponibilizam a participar e é motivo de orgulho para a faculdade.
Os nossos alunos foram para segunda fase da qual participaram brilhantemente. O evento foi orientado pela coordenadora Mônica Gomes e a professora Thaciana Galba e contou com a presença da Profª Sabrina Rocha. Os alunos representantes foram: Mayara Oliveira, Adílio Vasconcelos e Carlos Martins.
Depois de anos de estudo e muita dedicação para conquistar o tão esperado diploma do ensino superior e abrir as portas para o futuro profissional, finalmente chegou o momento da colação de grau! Para os estudantes das nossas unidades IPESU e FAREC, esse sonho se concretizou no dia 11 de setembro de 2019, na Colação de Grau Unificada. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e foi voltada para os formandos e convidados.
Colaram grau alunos dos cursos de: Administração, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem, Fisioterapia e Redes de Computadores, que juntos vivenciaram o momento mais importante de sua vida acadêmica!
A FAREC realizou no dia 10 de setembro de 2019 um evento chamado Um dia no Campus. Durante sua realização, os alunos puderam visitar os laboratórios e salas de aulas, com a supervisão de professores, técnicos e universitários prontos a ofertar os ensinamentos necessários para a escolha consciente da profissão a seguir.
O evento acontece anualmente e oferece aos futuros universitários a oportunidade de fazer a escolha certa da careira pela qual pretendem optar. O evento contou com a participação de cinco escolas e teve como finalidade promover momentos de conhecimentos e uma programação ampla para vivenciarem o trabalho desenvolvido por cada curso, além de demonstrar toda a estrutura física que oferecemos, finalizando a visita com uma dinâmica descontraída.
Através da educação temos a capacidade de juntos, contribuirmos para um mundo mais justo, igualitário e fraterno, a fim de promover a educação como igualdade de oportunidades para todos. Baseado nesse principio toda a nossa equipe de direção, coordenadores, professores e funcionários, estiveram envolvidos no evento a fim de, prepará-lo da melhor forma para receberem em nossa instituição os alunos e professores de cada escola.
Contemos em nossos valores o propósito de ajudar o próximo. Pensando nisso, brinquedos, fraudas e materiais escolares arrecadados pela biblioteca durante a campanha de vestibular 2019.1, foram doados pela instituição no dia 03 de setembro de 2019 para a Creche Municipal de Afogados, localizada na Rua Cerro Negro, 215. A creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico e cuidados às crianças do entorno, além de integrar-se na educação pré-escolar ou na educação infantil.
A equipe de marketing da instituição esteve presente visitando a unidade e acompanhou de perto o trabalho realizado por eles.
A felicidade de uma criança não tem preço, tem solidariedade!
Mostrar aos alunos do curso de Direito que a carreira jurídica deve ser pensada desde a faculdade, esse foi o intuito da palestra em comemoração ao aniversário do curso de Direito FAREC, realizada no dia 23 de agosto de 2019 no auditório do IPESU/FAREC, no bairro de Afogados.
O evento contou com a presença da coordenadora do Núcleo e Práticas Jurídicas - NPJ, Professora Thaciana Galba e com palestras da Dr.ª Camila Ângela de Oliveira Silva, Dr. Ludimar Miranda de Almeida e da Dr.ª Enaile Drielly Soares dos Santos Silva, que foi nossa aluna do curso de Direito FAREC.
Foram abordados temas como Carreira Jurídica, Como iniciar na Carreira e a OAB.
Os alunos do curso de Direito da Faculdade FAREC, participaram de um Júri Simulado, no dia 22 de agosto de 2019, na Escola de Magistratura de Pernambuco - ESMAPE. Uma tarde de bastante aprendizado e experiência para os nosso alunos. Com uma boa nota, através da apresentação, nossos alunos passaram para a próxima etapa do Júri Simulado.
A Professora Thaciana Galba que acompanhou o evento, parabenizou-o pelo empenho, dedicação e principalmente pela aprovação para a próxima etapa do Júri.
No dia 15 de agosto de 2019, os alunos do curso de Fisioterapia do IPESU/ FAREC, estiveram presentes em mais uma ação da Prefeitura do Recife, dessa vez, na Associação dos Moradores da Vila Chico Mendes, localizada no bairro de Areias. O evento foi aberto a toda população e na ocasião os nossos alunos prestaram o serviço de aferição de pressão, Orientações posturais e Aferição de HGT.
Outros serviços também estavam à disposição da população, entre eles: Programa Energia com Cidadania da Celpe (troca de lâmpada padrão por LED), Assistência Jurídica e Programa Juventude Presente.
Homenagear o nosso primeiro melhor amigo é algo muito importante e com todo carinho a FAREC realizou no dia 9 de agosto de 2019, um evento bem especial para os Pais. Atarde iniciou com um momento zen de massoterapia, foi preparado um ambiente calmo com músicas de meditação e iluminação característica para que nossos queridos pais entrassem em um clima diferente.
Assim, com esse momento agradável agradecemos a todos os pais que fazem parte da nossa família!
No dia 27 de julho de 2019, alunos do curso de Fisioterapia da FAREC, estiveram presentes em mais uma ação da Prefeitura do Recife, dessa vez, na Escola Antônio de Brito Alves, localizada o bairro da Mustardinha. O evento foi aberto a toda população e na ocasião os alunos prestaram o serviço de aferição de pressão e Orientações posturais.
Outros serviços também estavam a disposição da população, entre eles: Teste de glicemia Vacinação, orientações sobre saúde bucal, testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites, avaliação antropométrica, sucos funcionais, exames de prevenção, emissão de cartão SUS, entre outros.
O São João começou mais cedo na Clínica Escola de Fisioterapia do IPESU/FAREC. No dia 10 de junho de 2019, professores, funcionários, alunos e pacientes fizeram a festa na área de convivência da clínica, situada na Rua Pedro Bergamo, 300, Boa Viagem.
O arraiá contou com muita alegria, diversão, animação e claro, uma linda quadrilha improvisada. Quem foi ainda pode saborear uma diversidade de comidas típicas.
As festas juninas são comemoradas em todo o Brasil no decorrer do mês de Junho e celebram o São João. Música, vestes e decoração caipira também fazem parte do contexto. O objeto da festa foi promover a integração dos colaboradores e propiciar um momento agradável de descontração e de socialização dos funcionários com os pacientes.
Na noite do dia 10 de junho de 2019 foi realizado a I Amostra Científica De Educação Física da Farec, com o tema: Tensões e estratégias nos diversos espaços de intervenção. A Palestra foi voltada para alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da IES, possibilitando um momento acadêmico e de aprendizado com profissionais capacitados e atuantes no mercado de trabalho.
Contamos com a participação de três convidados especiais, Vitor Hugo preparador físico do Sport Clube do Recife, Professora Maísa Valéria e a Mestre Juliana Silva, abordando sobre a atuação do profissional de Educação Física nas Escolas e na Saúde Pública.
A inclusão social foi o tema em discussão do evento que aconteceu no dia 28 de maio de 2019 no Bate papo com o pedagogo. A Conversa foi composta por Cristiane Pedrosa, Professora da Classe Hospitalar da Rede de Ensino do Recife, O Mestre de Capoeira Sabiá, Professor da Fundação Perroni, a Professora do Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal do Engenho do Meio, Jeyse Oliveira e Adilza Gomes, do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Porto Social. A abertura ficou por conta da professora e orientadora Priscila Angelina Silva da Costa Santos. Os palestrantes falaram sobre as barreiras a serem ultrapassadas, em relação a todos os tipos de deficiência. O bate papo trouxe aprendizados significativos a partir do diálogo e troca de experiências, ampliando o conhecimento não só dos alunos mas do público presente, acerca da inclusão.
O evento foi realizado pelos alunos de pedagogia, os quais ao longo desse período contaram com a disciplina Educação Inclusiva, que os inseriu no amplo debate acerca da inclusão no cenário educacional. Nesse sentido, com o intuito de ampliar ainda mais as reflexões, a Professora Maria Dalvaneide, coordenadora do curso, junto a professora Priscila Santos, buscaram organizar tudo com o intuito de agregar conhecimento através dos profissionais que atuam diretamente com educação inclusiva. Buscando, ainda, possibilitar a aprendizagem da organização de eventos, os estudantes foram distribuídos em comissões, resolvendo todas particularidades que viabilizam sua realização.
O evento ainda contou com uma exposição do fotografo Nicholas Filinkoski que tem como tema “A síndrome de Down pelo meu olhar” além da exposição e da confecção, feita por nossos alunos, de materiais usados com estudantes que apresentam deficiência.
Por fim, nossos convidados lembraram que a melhor forma de lidar com o deficiente é agir com naturalidade e inclui-los em todas as atividades.
Queremos formar profissionais com ampla visão e inteirados da relevância do trabalho numa equipe multiprofissional.
Proporcionando aos alunos uma maior inserção com o mercado profissional, os coordenadores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social da FAREC realizaram, no dia 21 de maio de 2019, o I Encontro Multiprofissional dos cursos Que teve como tema Saúde Pública e Direitos Reprodutivos, Uma Visão Multiprofissional.
"Consideramos um tema atual e imprescindível a ser debatido no espaço acadêmico e entendemos que muitos dos nossos alunos, futuros profissionais, terão no sistema de saúde pública brasileiro, seu lócus de trabalho. Atuando na saúde pública, possivelmente irão se deparar com o tema da saúde reprodutiva." Explicou a Professora Raquel Aquino, coordenadora do Curso de Serviço Social FAREC.
O Evento contou com a palestra de Mariana Seabra, Enfermeira Sanitarista, que teve como título Saúde sexual e reprodutiva no contexto na política de saúde da mulher, "para falar sobre reprodutividade, é necessário falar sobre sexualidade, o homem tem uma educação sexual diferenciada" comentou Mariana.
Além da convidada especial, ainda aconteceram palestras de professoras da casa, a professora Priscila Diniz, coordenadora do curso de Enfermagem trouxe para os alunos uma palestra com o tema "Planejamento reprodutivo na saúde público", já a professora Silvia Dantas, do curso de Serviço Social, apresentou a temática Direitos reprodutivos e sexuais, "As políticas de saúde também envolvem como vão ser vistas as políticas reprodutivas do país", explicou Silvia.
"É importante que os discentes tenham uma visão multidisciplinar de um determinado tema. Importante também, que eles conheçam como outras profissões abordam e trabalham com esse tema. Diversos profissionais compõem o nosso sistema de saúde pública, dentre eles, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais." afirmou a professora Raquel, "Eventos como esse contribuem para a discussão de temas pertinentes à prática desses profissionais. “Queremos formar profissionais com ampla visão e inteirados da relevância do trabalho numa equipe multiprofissional.”, Concluiu ela.
No dia seguinte os acadêmicos apresentaram às professoras e colegas seus trabalhos de Avaliação Prática Supervisionada - APS.
Na noite do dia 17 de maio de 2019, a coordenação do curso de Fisioterapia trouxe para os alunos da FAREC a palestra Pilates e o Mercado de trabalho, ministrada pela Fisioterapeuta Marielly Magliano, pós-graduada em Pilates.
Explorando conteúdo histórico e didático, misturando com experiências próprias, em sua palestra, Mari, como é conhecida, mostrou que dá pra ganhar dinheiro fazendo o que gosta, basta apenas saber investir tempo de estudo e paciência pra não desistir na primeira adversidade "Quando me formei trabalhei em um estúdio de pilates e cheguei a dar 100h/a pra me manter, fiquei até decidir que gostaria de ter meu espaço", contou ela que já passou muito perrengue na carreira,"quando comecei, eu trabalhava também atendendo em Goiana, pegava dez ônibus por dia, hoje tenho um espaço pensado com 4 estúdios e vários equipamentos", explicou.
O evento teve como anfitriã a professora Daniela Campos, "pudemos ver que existe mercado para o fisioterapeuta, porém, em cada esquina, hoje em dia, se encontra um estúdio de pilates, mas cabe a cada um buscar o aperfeiçoamento e um diferencial pra se destacar.", concluiu.
Com o intuito de promover uma maior proximidade dos alunos com as possibilidades do mercado de trabalho, professores do curso de Fisioterapia da FAREC e do IPESU proporcionaram aos acadêmicos uma imersão pelo mundo da Quiropraxia, na noite do dia 16 de maio de 2019.
O evento, que contou com uma elucidante palestra do reconhecido Doutor Paulo Veiga, primeiro especialista em Quiropraxia do estado de Pernambuco certificado pelo CREFITO-COFFITO, especialista em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Osteopata, foi realizado na FAREC Boa Vista.
Partindo do histórico da quiropraxia no mundo entrando no debute da técnica no Brasil, chegando aos dias atuais e apresentando algumas técnicas de manipulação e ajustes, o Drº Paulo Veiga conseguiu manter estudantes do 5º ao 8º período de fisioterapia com a atenção e olhos fixos em cada palavra e movimento que era passado em cerca de duas horas de palestra.
O Professor Paulo Pimentel, junto à professora Priscila Figueiredo, foram os anfitriões da noite, "a Quiropraxia é utilizada para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral", explicou o professor Paulo Pimentel, "desta forma a quiropraxia tem um papel fundamental na sociedade no intuito de reverter afecções ostiomioarticulares tão presentes nos dias atuais", concluiu.
Em comemoração ao dia do (a) Assistente Social, a Coordenação do Curso de Serviço Social da FAREC realizou no dia 15 de maio de 2019 um evento para os alunos da Unidade. Com o intuito de possibilitar a aproximação da teoria estudada e discutida em sala de aula com a prática profissional, o evento, que teve como tema "Serviço Social e o estado Laico: Reflexões sobre a Prática do (a) Assistente Social na Saúde", contou com uma palestra especial ministrada por Marcelle de Lyra Nogueira, Assistente Social do Hospital das Clínicas da UFPE.
"No início o optar pelo Serviço Social tem a ver com escolher a caridade e a bondade, com ética e moral, não importa a área, saúde, educação, infantil, o/a Assistente Social lida com a vida", disse Marcelle em sua palestra.
A Coordenadora do Curso de Serviço Social FAREC, Professora Raquel de Aquino, que estava presente no evento, falou um pouco sobre a profissão "O/a Assistente Social trabalha com políticas públicas e com os direitos do cidadão comum.Numa sociedade capitalista, onde as expressões da questão social se fazem presentes e a desigualdade social é alarmante, este /a profissional contribui para a sociedade como um profissional que viabiliza o acesso aos direitos e empenha-se para a redução da desigualdade social", explicou, ainda sobre a importância de eventos como esse para acadêmicos do Curso e explica, "Trazemos profissionais inseridos do mercado de trabalho com o intuito de que os alunos possam conhecer as suas práticas, seus desafios e suas conquistas." Concluiu a professora.
O evento também contou com a presença da Professora Roberta Rodrigues e da Professora Cleide Rodrigues, Docentes do Curso de Serviço Social FAREC.
Um dos momentos mais aguardados para quem ingressa numa graduação é a Colação de Grau. Receber após o termino do curso em mãos o diploma é um grande presente para os acadêmicos, a cerimônia marca o fim da etapa dos estudos e o início da carreira profissional. Para os estudantes das nossas unidades IPESU, FAREC e IESO, esse sonho se concretizou no dia 25 de março de 2019, na Colação de Grau Unificada. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e foi voltada para formandos e convidados.
Colaram grau alunos dos cursos de: Engenharia Civil, Direito, Enfermagem, Serviço social, Fisioterapia, Administração, Ciência da Computação, Redes de Computadores, juntos vivenciaram o momento mais importante de sua vida acadêmica.
No dia 29 de abril de 2019 aconteceu mais um júri simulado pela nossa Instituição para o curso de Direito. Foi aberto para todos os períodos do curso da IES no auditório do Interdata, localizado na Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Derby. Os alunos do 6° período em diante participaram na prática de como funciona aprendendo a realidade de um júri onde teve a participação de duas equipes, defensoria e acusação mediante a orientação da professora Thaciana Galba e a Coordenadora do curso, Mônica Gomes. Os alunos estão de parabéns pois o evento foi um sucesso!
No dia 21 de março de 2019 a coordenação do curso de Direito da Farec realizou um ciclo de palestras alusivas ao Dia do Consumidor.
O evento, que foi realizado em um dos auditórios da Interdata, na Avenida Conde da Boa Vista, contou com a presença de Davi Avelar, Gerente de Projetos e Educação do Procon PE e Victor Meira Toscano, Delegado de Polícia do Estado e Pernambuco que falaram sobre os direitos do consumidor, além de tirar dúvidas dos nossos alunos. Na ocasião também estavam presentes a Professora Mônica Gomes, coordenadora do curso de Direito da Farec e a Professora Taciana Galba, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ da Farec.
Pedagogia FAREC - I Mostra Pedagógico Brasil Mostra Teus Valores e Culminância Projeto de Extensão e Prática com Parceria do Instituto Shopping Recife
No dia 18 de dezembro de 2018, alunos do curso de Pedagogia da FAREC, sob a coordenação da Professora Dalvaneide Araújo, apresentaram a I Mostra Pedagógico Brasil Mostra Teus Valores. O evento teve como objetivo mostrar as habilidades e competências adquiridas durante a disciplina Relações Étnico Raciais, além de ser uma forma de avaliação para compor a nota da APS (Atividade Prática Supervisionada).
Um momento onde os alunos apresentarão trabalhos multidisciplinares, artísticos e uma exposição sobre a cultura, culinária, artesanato, danças e teatro, herdados dos povos que fazem parte da miscigenação que dá forma e valor a nossa identidade cultural brasileira. Fruto das atividades propostas da disciplina, sob orientação da professora: Daniela Araújo.
No mesmo dia, alunos do curso apresentaram no auditório um projeto interdisciplinar com linguagem e raciocínio lógico desenvolvido durante o semestre no Programa de Extensão da FAREC em parceria com o ISR (Instituto Shopping Recife), com a finalidade de desenvolver o aprendizado das crianças da comunidade através da música. Com o tema Aprendendo Cantando, os alunos de pedagogia e as próprias crianças, que tem faixa etária de 07 a 14 anos, construíram um musical que foi apresentado à comunidade acadêmica e familiar das crianças.
Um momento de celebração e valorização dos trabalhos propostos pela FAREC, através de seu corpo docente, e das conquistas e avanços significativos das turmas do curso de Pedagogia.
No dia 01 de dezembro de 2018, alunos de Educação Física da FAREC participaram do ciclo de palestras com o tema: Abordagens e possibilidades diferenciadas para uma melhor intervenção Profissional. O evento foi voltado para a realização da Atividade Prática supervisionada (APS) do primeiro, segundo, terceiro e quarto períodos dos cursos de licenciatura e graduação plena em Educação Física. Tal atividade consistiu nas apresentações de trabalhos acadêmicos provenientes das disciplinas de Anatomia (1º e 2º períodos) e Fisiologia (3º e 4º períodos), orientados pelos professores responsáveis pelas mesmas, a fim de discutir as diversas possibilidades de apropriação do conhecimento científico. O Ciclo de Palestra teve como objetivo promover uma atividade com esse público e fazer com que eles conheçam mais sobre as áreas de atuação que os esperam. O coordenador do curso Professor Edil Albuquerque juntamente com os docentes Sara Gomes, Anderson Almeida, Claudio de Castro e Augusto Bonanneti trouxeram quatro profissionais renomados na área científica da Educação Física, com as seguintes palestras:
O I Festival de dança constitui avaliação prática, sendo pré-requisito para aprovação na disciplina Ritmo e Dança, ministrada pela Professora Sarah Abrahão Gomes.
Os alunos tiveram que construir coreografias com ritmos de relevância no contexto da dança, enquanto manifestação cultural e representação histórica no Brasil e no mundo. Na elaboração das coreografias foram considerados aspectos, pedagógicos, técnicos e artísticos. A avaliação das produções de cada grupo foi realizada pelos próprios alunos. Cada um com a sua ficha de avaliação coreográfica, pontuava cada critério: variações de formação, complexidade e intensidade da coreografia, sincronismo, exploração do espaço, originalidade e criatividade, assim, atribuindo uma nota geral à cada grupo apresentado. O Festival de dança foi antecedido de Seminário teórico sobre os ritmos apresentados e objetivou somar com a capacidade de produção científica, técnica e artística dos acadêmicos, entendendo a dança como importante ferramenta de educação, saúde e qualidade de vida para a sociedade.
Nessa reta final do ano letivo, a ansiedade e a dúvida são sentimentos que tomam conta do aluno do ensino médio, afinal ele passa o ano inteiro escolhendo a sua carreira, o caminho para o futuro. Com o intuito de auxiliar o estudante nesta grande responsabilidade, o grupo Sua Faculdade realizou no dia 23 de outubro de 2018, um dia no campus.
O evento contou com a participação de sete escolas e teve como finalidade promover momentos de conhecimentos sobre as profissões para as quais os alunos desejam seguir, foi preparada uma programação ampla para vivenciarem o trabalho desenvolvido por cada curso, além de demonstrar toda a estrutura física que oferecemos.
Através da educação temos a capacidade de juntos, contribuirmos para um mundo mais justo, igualitário e fraterno, a fim de promover a educação como igualdade de oportunidades para todos. Baseado nesse principio toda a nossa equipe de direção, coordenadores, professores e funcionários, estiveram envolvidos no evento a fim de, prepará-lo da melhor forma para receberem em nossa instituição os alunos e professores de cada escola.
Com o objetivo de promover uma atividade que integrasse os alunos do IPESU, FAREC e UNIP, estudantes dos 3º e 4º períodos do curso de Educação Física, em parceria com o Coordenador do curso, Professor Edil de Albuquerque, realizaram a I Copa Intercursos Saúde e Lazer de Futsal - IPESU/FAREC.
O Evento aconteceu no dia 10 de novembro no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e contou também com a participação de alunos do 8º período de Fisioterapia IPESU, comandados pela professora Carla Daher, realizando atividades de Fisioterapia Esportiva e de recuperação dos atletas, além do apoio dos professores de Educação Física da Farec, Professor Anderson Henrique, Professor Augusto Bonnaneti - Sorriso e a Professora Sarah Abrahão.
"Os alunos se empenharam nesse último mês, conseguindo premiação e ambulância para eventualidades. Divulgaram o evento nas redes Sociais, distribuíram panfletos e foram em todas as salas explicar a realização.", explicou o professor Edil, "O objetivo principal foi a interação e socialização entre os discentes das unidades através da prática esportiva." concluiu.
O Torneio iniciou com um delicioso e nutritivo café da manha para as equipes e todos os envolvidos, contou com a participação de times formados por alunos dos cursos de Direito e Farmácia do IPESU, Educação Física FAREC, Educação Física Unip e de Funcionários do IPESU-FAREC. A final foi disputada pelos times dos cursos de Educação Física e teve como campeão o time dos alunos da FAREC, a equipe do Curso de Farmácia IPESU ficou com o terceiro lugar, finalizando assim as três equipes premiadas, Funcionários IPESU-FAREC e Direito IPESU foram 4º e 5º lugares, respectivamente.
Alunos do curso de Fisioterapia da FAREC e IPESU participaram de uma palestra realizada no dia 05 de novembro de 2018, com o tema “Influência da Mobilização Precoce no Desmame da Ventilação Mecânica”. O tema foi abordado pelo Dr. Flavio Maciel, que é Fisioterapeuta graduado pela UFPE, Especialista Profissional em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR/COFFITO, Pós-graduado em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Redentor (RJ), Mestre em Ciências Biológicas pela UFPE, Doutorando em Ciências da Saúde pela UPE.
Além de ser Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), Presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco e Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (CREFITO-1). Pesquisador com experiência nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulta, Organizador do PROFISIO - Programa de Atualização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pesquisador do Laboratório do Sono e Coração do PROCAPE, revisor do periódico ASSOBRAFIR Ciência.
Segundo o palestrante, a mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada, reduzindo a incidência de complicações pulmonares, acelerando a recuperação e diminuindo a duração da ventilação mecânica(VM).
Alunos de Pedagogia assistem à palestra sobre Estatuto da Igualdade Racial, Capoeira e Práticas Educacionais.
JO evento ocorreu no dia 29 de Outubro de 2018 no IPESU e contou com a participação do Dr. Henrique Gerson Kohl, professor da UFPE, chefe do departamento de educação física e coordenador do projeto de extensão cujo tema capoeira e educação, o professor explanou sobre o estatuto que é um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam a coibir a discriminação racial e a estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais.
Com base no Estatuto da Igualdade Racial é possível exigir do Estado a cultura afro-brasileira vista, sentida e experimentada não somente nas práticas religiosas, música ou alimentação. Luta-se pela cultura do negro inserida nas escolas, no mercado de trabalho, nas universidades, pois o negro faz parte do povo brasileiro. Cultivar as raízes da nossa formação histórica evidentes na diversificação da composição étnica do povo é o caminho mais seguro para garantirmos a afirmação de nossa identidade nacional e preservarmos os valores culturais que conferem autenticidade e singularidade ao nosso pais.
Sendo assim, é de extrema importância a inclusão desse esporte nas escolas afim dele ser um agente capitalizador sócio educacional para a mudança de alunos que vivem á margem da marginalização. Outro ponto que vem sendo discutindo a respeito do tema é a inclusão de mulheres na capoeira, essa compreensão de luta tem se tornado cada vez mais assídua entre as mulheres para defender seus espaços. Sobretudo na capoeira, que, durante muito tempo, foi predominantemente masculino.
As Coordenadoras de Fisioterapia do Grupo Sua Faculdade Elaine Wanderley e Anna Paula Chagas, organizaram no dia 19 de Outubro de 2018, a I JornaFisio que contou com a participação dos graduandos do curso do IPESU e da FAREC. A Jornada Cientifica de Fisioterapia teve como objetivo fornecer informações sobre a atuação da Fisioterapia nas áreas abordadas, de forma a estimular o aprofundamento dos conhecimentos dos acadêmicos, contribuindo para a formação técnico-científica dos mesmos.
O evento reuniu estudantes, professores e profissionais para debater temas relacionados à carreira do fisioterapeuta e as especialidades da área, afim de, promover novas perspectivas para os alunos; evidenciar a importância da ética profissional na atuação; e fornecer conhecimentos básicos sobre a prática da Fisioterapia baseada em evidências.
Pela manhã houve Minicursos que abordaram os seguintes temas: Osteopatia Estrutural, Fisioterapia Obstétrica, Mobilização Visceral, Fisioterapia respiratória no cuidado em neonatologia e pediatria, Reflexologia podal, Microagulhamento, Sistema Roller, Acupuntura para o tratamento da dor e Pilates. Durante a noite, os alunos participaram de palestras que abordaram o Uso da prática mental nas disfunções neurológicas, Raciocínio Clínico na Fisioterapia Traumato Ortopédica e Fisioterapia Respiratória.
Os graduandos de direito da FAREC participaram no dia 19 de Outubro de 2018, do debate sobre a redução da maioridade penal. Organizado pela professora Thaciana Galba, a mesa foi composta pela Doutora em Direito Monica Gomes e o Mestre em Direito Diego Lemos, ambos defenderam seus pontos de vista sobre o assunto abordado, além deles contamos com a presença do mediador e Mestre em Direito Romero Vieira.
Apesar de ser um tema polêmico é muito importante a sua abordagem, pois serve para esclarecer as dúvidas a respeito do assunto. Durante o debate, os alunos puderam interagir com os palestrantes, questionando acerca do assunto discutido além de manifestarem suas opiniões.
No dia 18 de outubro de 2018, ocorreram no campus FAREC Boa Vista, as APS do curso de Serviço Social. As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas por discentes. Essas atividades são previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e constituem parte da carga horária das disciplinas além de promover a construção do conhecimento de forma compartilhada entre os acadêmicos.
Os alunos abordaram temas pertinentes aos Direito Humanos em seus projetos de pesquisa. Foram abordados os seguintes temas: a defesa e o reconhecimento da atividade de trabalho das prostitutas brasileiras e a intervenção do serviço social, violência obstétrica na saúde da mulher, HIV/AIDS na terceira idade: a contribuição do serviço social com a equipe multidisciplinar do NASF e violência contra a mulher / feminicídio. A apresentação dos artigos foi acompanhada pelos professores Fernando Barros e Sílvia Dantas, que ao final das apresentações explanaram suas considerações acerca de cada tema abordado.
No dia 17 de outubro de 2018, ocorreram no campus FAREC Boa Vista, as APS do curso de Serviço Social. As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas por discentes. Essas atividades são previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e constituem parte da carga horária das disciplinas às quais se vinculam, e podem ser realizadas através de: estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, produção de artigos como foi o caso dos alunos de serviço social entre outros.
Os alunos do curso trouxeram em seus projetos de pesquisa para suas defesas, temas pertinentes aos Direito Humanos. Foram abordados os seguintes temas: quando a periferia não é apenas uma palavra: a exclusão social de adolescentes no contexto da cidade do Recife, criminalidade na adolescência, raça e desigualdade na sociedade de classe no Brasil, saúde da mulher em situação de prisão. A apresentação dos artigos foi acompanhada pelos professores Fernando Barros e Cleide Rodrigues que ao final das apresentações explanaram suas considerações acerca de cada tema abordado.
O Campus da Farec na Boa Vista, recebeu no 16 de outubro de 2018 a presença do Dr. David Cavalcante. Ele que é Doutor em Serviço Social, Mestre em Ciência Polícia, Graduado em Ciências Sociais e Bacharel em Direito, ministrou aos estudantes a palestra “Direitos Humanos e a Crítica á Reforma Neoliberal”. O profissional foi convidado pela Professora do Curso de Serviço Social, Silvia Dantas, que promoveu a iniciativa visando a enriquecer a formação cidadã dos alunos, como também, ampliar os conhecimentos acerca de temas presentes nas discussões atuais do nosso país.
A fala dele contemplou desde o reconhecimento dos direitos humanos em prol de uma sociedade igualitária, passando pela afirmação desses direitos e chegando à constante luta contra a violência secular praticada em desfavor das minorias. E também a evolução do conceito dos direitos humanos na sociedade moderna e suas implicações com o neoliberalismo.
No dia 22 de setembro de 2018, o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, CRC-PE, realizou um evento em comemoração ao dia do contador. O evento promove o conhecimento e o encontro de grandes profissionais da contabilidade pernambucana, além de valorizar estudantes que se destacam da área contábil sendo então agraciados através da entrega da Medalha de Mérito São Mateus.
Na ocasião foi realizada uma palestra que abordou o tema "A educação como fator prioritário para o desenvolvimento econômico", ministrada pelo professor doutor Amaro Henrique Pessoa Lins. O presidente do CRCPE, o contador José Campos, ressaltou que ver os estudantes ali é renovador, pois a medalha São Mateus é um estímulo a toda a classe estudantil de Pernambuco, para que os estudantes busquem sempre o conhecimento a fim de termos profissionais cada vez melhores no futuro.
Uma das pessoas homenageadas foi a Egressa da FAREC, Juliana Carla de Oliveira Silva Albuquerque. A mesma recebeu medalha de mérito do patrono da contabilidade, São Mateus, por possui excelência no curso de Ciências Contábeis. Com muita alegria e entusiasmo nosso corpo docente parabeniza nossa querida aluna por mais uma conquista em sua brilhante carreira profissional.
Alunos do 5° e 6° período de enfermagem realizaram no dia 21 de setembro de 2018, uma ação na ONG Afadequipe, que atende os usuários e dependentes químicos, que estejam encarcerados no Aníbal Bruno, e seus respectivos familiares oferecendo atenção à saúde visando à redução de danos e melhoria na qualidade de vida, e através de realização de atendimento multidisciplinar visando á prevenção ao uso de drogas.
Os alunos executaram atividade de atenção à promoção e prevenção a saúde, por meio de aferição de pressão arterial, coleta de HGT, realização de curativos, medicações e tipagem sanguínea.
O curso de Pedagogia da FAREC promoveu no dia 19 de setembro de 2018, uma oficina sobre o cuidar de si na docência. Organizado pela Professora Dalvadeide Oliveira, e conduzida pela palestrante Auta Azevedo, à atividade aconteceu no auditório do campus afogados. A ideia foi construir um espaço vivencial que proporcione o cuidado de si a partir de estratégias de autoconhecimento, assim como oportunizar a abertura para o outro possibilitando o aprofundamento da ética e da saúde emocional.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Dalvadeide Oliveira, “Espera-se que através da auto reflexão, na busca do bem estar, os participantes também elabore atividades interdisciplinares que possam ser vivenciadas com os alunos na sua prática escolar, tendo como instrumento norteador as práticas do cuidado de si. Ousamos ainda, criar uma rede de multiplicadores que buscam o autoconhecimento, conhecimento do outro e projeção no seu tempo e espaço.”, disse ela.
No intuito de auxiliar seus acadêmicos a decidirem o futuro de suas vidas profissionais, o curso de Direito da FAREC realizou no dia 22 de agosto, em comemoração ao Dia do Advogado Palestras sobre Carreiras Jurídicas, que ocorreu no auditório do Recife Praia Hotel.
Para esclarecer as dúvidas dos acadêmicos, os profissionais apresentaram as carreiras que optaram por trilhar, expondo as oportunidades e os desafios de cada atividade. O evento foi organizado pela Professora Thaciana Galba, para ela, “é de suma importância que os alunos possam tirar suas dúvidas com profissionais destacados e conhecer as possibilidades que os aguardam assim que concluírem o curso de Direito”.
A Coordenadora do Curso de Serviço Social da FAREC promoveu, no dia 17 de setembro, para os acadêmicos do curso, uma palestra que abordou os temas: direitos humanos e população carcerária, ambos ministrados por Edna Jatobá.
A palestrante abordou a temática com o objetivo de apresentar conceitos, evolução histórica e fundamentos jurídico-políticos dos direitos humanos, destacando sua importância na agenda atual do mundo e enfrentando os preconceitos que o envolvem.
O evento é uma excelente oportunidade para os alunos, pois promove a discussão sobre questões fundamentais na carreira de um assistente social. Discutir sobre as políticas públicas, sobre a diversidade social e, acima de tudo, sobre os direitos humanos, é importante para quem vai lidar diariamente com essas questões no mercado de trabalho. Além do mais, esse é o momento para trocar experiências e ideias, desenvolver o que foi aprendido em sala de aula e estimular o pensamento crítico.
A FAREC começou o semestre letivo com todo o gás. No dia 02 de agosto de 2018, foi o dia de receber na instituição os veteranos, já os novatos chegaram no dia 07 de agosto de 2018. Ambos foram recepcionados por nossa equipe de profissionais que estavam á espera de todos. No dia que os novatos iniciaram foi organizado o projeto boas vindas que contemplou a volta dos veteranos e a chegada de todos que estão ingressando na IES, os alunos desfrutaram de um ambiente com música e degustação de pipoca e algodão doce, além de um lounge para fotos.
A Farec deseja a todos as boas vindas e um bom semestre letivo.
E mais uma vez nossa seleção entrou em campo na Rússia, e aqui funcionários e gestores lotaram nossos locais de concentração para acompanhar a partida bem de perto. Segundo a Diretora das unidades IPESU, FAREC, IESP e IESO, Professora Ana Paula Bandeira de Melo "bom ver a união e integração da equipe!". Ela, ainda parabenizou as coordenadoras de cada unidade pela organização e por proporcionar aos funcionários do grupo esse momento de integração.
Antes do jogo Sérvia x Brasil, um lanche garantiu a energia da torcida. Os gols de Paulinho e Thiago Silva garantiram a vaga da nossa Seleção nas oitavas de final, mas segurar a emoção não foi fácil. Foram 90 minutos de tensão e expectativa, regados à pipoca, refrigerante e salgadinhos, onde não deu para segurar os gritos da vitória e de cada lance.
Nos dias 18 e 19 de maio de 2018, aconteceu no IPESU Afogados a IV Semana da Enfermagem, trazendo como o tema principal o Empoderamento da Enfermagem. Para abrir o ciclo de palestras tivemos a presença do Dr. Mykael Santos apresentando o tema Enfermagem e Estética e do Dr. Mailton Albuquerque explicando como construir uma carreira de sucesso utilizando as ferramentas de Coaching. Foram realizadas também Minicursos de atendimento hospitalar, Parto humanizado, segurança e eficácia de medicamentos genéricos e similares, entre outros.
O evento foi voltado para os alunos do IPESU, da FAREC e do IESO e organizado pelas coordenadoras professoras Cláudia Spíndola, Elisabeth Cruz e Priscila Diniz. As palestras serviram para aprofundar o conhecimento acadêmico dos nossos alunos.
No dia 15 de maio de 2018, foi realizada uma palestra em comemoração ao dia do/a Assistente Social. Os alunos de Serviço Social puderam aprender e trocar experiência com a Drª Pollyanna Pimentel e a Prof.ª Raquel Aquino, coordenadora do curso.
O XI Seminário Temático sobre práticas supervisionadas do curso de Serviço Social ocorreu entre os dias 9,10 e 11 de maio de 2018, e abordou: o declínio do pacto nacional, a reclusão do estado na economia e a precarização das políticas sociais.
O primeiro dia foi marcado por uma mesa redonda que contou com a presença da coordenadora do curso Professora Raquel Aquino e o Professor Fernando Duarte, juntos eles abordaram o que englobava o tema do seminário. No segundo e terceiro dia dando continuidade houveram apresentações dos artigos desenvolvidos pelos alunos do curso com temas que faziam alusão ao tema do evento.
Nos dias 24 e 25 de abril de 2018, os alunos do curso de Fisioterapia participaram da aula prática sobre primeiros socorros. A aula contou com a participação do Fisioterapeuta e Sargento do Corpo de Bombeiros Samuel Luiz, que demonstrou aos alunos as técnicas de imobilização de membros superiores e inferiores.
O treinamento foi dividido em dois momentos, primeiro foi realizada a apresentação teórica da atividade com conceitos básicos sobre como reconhecer uma emergência, reconhecer o ambiente, quando chamar o resgate, e avaliação primária, que seria examinar rapidamente a vítima obedecendo a uma sequência padronizada, corrigindo imediatamente todos os problemas encontrados, como a manutenção dos sinais vitais (pulsação, respiração e temperatura).
O segundo momento desenvolveu a prática, envolvendo os alunos com casos clínicos e procedimentos como análise das vias aéreas, com controle de coluna cervical (colar cervical), respiração, circulação e alterações neurológicas.
Nossos alunos do curso de Pedagogia da FAREC participaram de uma palestra que ocorreu no dia 06 de abril de 2018, a qual discutiu a questão do autismo em relação a uma educação mais inclusiva. O evento teve como objetivo abordar o desafio que enfrentamos, hoje, em propiciar oportunidades de se constituir como uma sociedade mais justa, mais integrada, mais cidadã. Além de garantir nas escolas regulares um atendimento que lhes permita uma vida feliz e autônoma.
O tema amplia-se para analisar que muitos educadores pouco conhecem sobre o autismo, não sabendo lidar com as situações presentes para incluir o aluno, muitos até sentem dificuldades, mesmo buscando métodos pedagógicos para lidar com as situações.
Nossos alunos de Ciências Contábeis da FAREC tiveram um curso no dia 24 de março de 2018, voltado para a elaboração do Imposto de Renda. A declaração do Imposto de Renda 2018 tem novidades em relação aos anos anteriores. Uma delas é que a Receita Federal vai pedir mais informações sobre os bens dos contribuintes. Entretanto, o preenchimento desses dados não será obrigatório.
A aula foi ministrada pela professora e contadora, Maristela Moura.
No dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2018, nossas alunas e colaboradoras foram homenageadas com flores, pirulitos e mensagem, para lembrar o quão especial elas são, independente do ambiente que estejam.
Um dos momentos mais aguardados para quem ingressa numa graduação é a Colação de Grau. Receber após o termino do curso em mãos o diploma é um grande presente para os acadêmicos, a cerimônia marca o fim da etapa dos estudos e o início da carreira profissional. Para os estudantes das nossas unidades IPESU, FAREC, IESO e IESP, esse sonho se concretizou no dia 21 de março de 2018, na colação de Grau Unificada. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e foi voltada para formandos e convidados.
Colaram grau alunos dos cursos de: Rede de Computadores, Serviço Social, Direito, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Enfermagem, juntos vivenciaram o momento mais importante de sua vida acadêmica.
Após meses de férias, mais um ano letivo se iniciou em 06 de fevereiro de 2018 nas unidades. Certamente os sentidos são diversos, para uns, a volta às aulas traz um frio na barriga ante a expectativa de enfrentar o novo, o diferente; para outros, uma ansiedade por começar logo, uma animação de reencontrar amigos, de voltar ao ambiente educacional e de aprender coisas novas. Sem dúvidas, o primeiro dia de aula é um dia diferente no campus, tem cheiro, gosto, barulho e movimento de novidade. Ainda que nem tudo seja novo, professores, colegas, cadernos, livros, grande curricular do curso, há um clima que mobiliza e favorece a vontade de aprender e de descobrir coisas novas.
Por isso, é um dos momentos mais importantes do ano letivo e que demanda todo o apoio de docentes e funcionários da instituição. Para alguns alunos a rotina universitária ainda é novidade e por isso as unidades prepararam atividades especiais para as boas vindas dos novos acadêmicos que ocorreu 20 de fevereiro em todas as unidades. Nossa equipe recebeu os novos alunos dos cursos com muita alegria, entusiasmo e chocolates.
Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2018, os coordenadores e docentes da instituição se reuniram para analisar resultados do ano passado e planejar metas para 2018. O encontro é uma oportunidade que os gestores têm para refletir sobre as mudanças na educação e aprimorar o aprendizado dos alunos. Eles se empenham para aplicar novas métricas de ensino afim de preparar bem nossos alunos durante o tempo de sua graduação para o mercado de trabalho.
Todos os educadores da instituição estão motivados para que o ano tenha bons resultados. Enquanto nossos alunos ainda estão de férias, eles continuam pensando no futuro de cada um. Todas as ações realizadas e tomadas, têm por objetivo principal a execução de um bom planejamento didático para o início deste primeiro semestre escolar em 2018.
No dia 10 de maio de 2018, aconteceu o V Júri Simulado, realizado com a participação dos nossos alunos do curso de Direito. O evento foi organizado pela Coordenada do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas), Prof.ª Thaciana Galba e teve como objetivo promover uma troca de experiências entre os estudantes fomentando o Protagonismo dos acadêmicos do curso por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e trabalho em equipe, por meio de discussão desses temas.
Evento de Serviço Social
Temas: Gênero e Questão Social: Continuidades e Descontinuidades e Família, um Problema Metodológico.
No primeiro dia de aula os alunos do curso de Serviço Social da FAREC, foram recebidos com uma palestra apresentada por três casos de sucessos de alunos egressos do nosso curso.
Os calouros puderam ver a atuação de nossos ex-alunos no mercado de trabalho, e tiraram dúvidas sobre as oportunidades e atuação do profissional de Serviço Social no contexto atual.
Evento para crianças com Microcefalia.
O aluno Rodolfo Azevedo, do curso de Ciências Contábeis, recebeu premiação no dia 22 de setembro de 2016, Hotel Nobile em Boa Viagem, Medalha São Mateus (patrono da Contabilidade) por ser aluno Excelência da FAREC.
Nesse evento comemoramos também junto aos representantes do Conselho de Contabilidade do Estado de Pernambuco o Dia do Contador.
Confira as fotos da palestra realizada no dia 11 de agosto de 2014.